História - O melhor do bairro de Angelim, São Luís, MA

HISTÓRIA DO BAIRRO DO ANGELIM

Angelim é um bairro da cidade de São Luís, Estado do Maranhão. Nasceu de um conjunto habitacional construído pela Companhia de Habitação Popular do Maranhão – COHAB, com recursos do Banco Nacional da Habitação – BNH, entre os anos de 1978 e 1979, destinados a trabalhadores que tinham renda familiar de 1 a 5 salários mínimos.

A principal característica do bairro é a sua localização, situado entre os bairros da Cohama e Cohab. É cortado pela Av. Jerônimo de Albuquerque, o bairro do do Angelim é conhecido ainda por ser um bairro no centro da cidade de São Luís. Possui diversos escolas, supermercados, postos de taxi, lanchonetes, restaurantes e correspondentes bancários.

São Luís

“Situada no arquipélago de ilhas do Golfão Maranhense com mais de 1000 km².
O relevo é ondulado com altitude média de 25m, o ponto mais elevado fica na região do aeroporto. Dois rios dividem a ilha quase em duas, são o Anil e o Bacanga. Na região compreendida entre ambos está o núcleo inicial de povoação da região, a norte e oeste do rio anil ficam os bairros mais modernos e bem equipados da cidade, ao sul do bacanga está o distrito industrial da ilha. Nas zonas centro e norte da região metropolitana estão os grandes bairros populares, quase sempre conjuntos habtacionais, construídos até meados da década de oitenta. Nos extremos norte e leste a ocupação é esparsa são áreas de praias desertas e manguesais fechados. No lado oeste da ilha ficam os bairros mais prósperos, as praias mais frequentadas e melhor infra-estrutura. As avenidas Litorânea e dos Holandeses ligam os bairros da zona oeste entre si e à zona norte onde fica o município de Raposa. A avenida Jerônimo de Albuquerque formou um eixo de expansão para onde foi levado o desenvolvimento urbano da cidade, liga a área do São Francisco - Renascença à Cohab, em suas margens surgiram vários bairros residenciais e estabelecimentos comercias, por exemplo o bairro do Vinhais.
Os outros dois eixos importantes são os formados pela avenida dos Guajajaras ligando a zona sul às zonas oeste e norte, e a estrada de Ribamar, que liga o centro da ilha aos bairros da região norte e às sedes dos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa."

BURNETT, F. L. Da cidade unitária à metrópole fragmentada: crítica à constituição da
São Luís moderna In LIMA, A. J. Cidades Brasileiras: Atores, Processos e Gestão
Pública. Belo Horizonte: Autentica, 2007, p. 173-197.