História - O melhor do bairro de Cohajap, São Luís, MA

HISTÓRIA DO BAIRRO COHAJAP

 

Tudo começou no governo militar, entre 1964 e 1986. Na época, criou-se um programa social que construiu milhares de casas próprias
para toda a população da capital. Chamava-se Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e foi comandado pelo extinto Banco Nacional de Habitação (BNH).

Como toda entidade de classe (sindicatos,associações,cooperativas) podia se reunir sistematicamente e formar uma cooperativa habitacional por conta do sistema, vários bairros surgiram na época,entre eles o Cohajap.
Que segundo um anitgo morador do Cohajap, seu José de Ribamar da Silva Lindoso, 44 anos, se mostra conhecedor da história do bairro: "O Cohajap é a antiga Cooperativa Habitacional Japão. Isso porque teve um japonês que se destacou na época dos empréstimos autofinanciados do Banco. Hoje em dia ninguém sabe onde anda esse camarada mas, na verdade, é uma homernagem a ele".

 

Fonte:http://www.oimparcial.com.br/noticias.php?id=15333

 

São Luís

“Situada no arquipélago de ilhas do Golfão Maranhense com mais de 1000 km².

O relevo é ondulado com altitude média de 25m, o ponto mais elevado fica na região do aeroporto. Dois rios dividem a ilha quase em duas, são o Anil e o Bacanga. Na região compreendida entre ambos está o núcleo inicial de povoação da região, a norte e oeste do rio anil ficam os bairros mais modernos e bem equipados da cidade, ao sul do bacanga está o distrito industrial da ilha.

Nas zonas centro e norte da região metropolitana estão os grandes bairros populares, quase sempre conjuntos habtacionais, construídos até meados da década de oitenta. Nos extremos norte e leste a ocupação é esparsa são áreas de praias desertas e manguesais fechados. No lado oeste da ilha ficam os bairros mais prósperos, as praias mais frequentadas e melhor infra-estrutura. As avenidas Litorânea e dos Holandeses ligam os bairros da zona oeste entre si e à zona norte onde fica o município de Raposa. A avenida Jerônimo de Albuquerque formou um eixo de expansão para onde foi levado o desenvolvimento urbano da cidade, liga a área do São Francisco - Renascença à Cohab, em suas margens surgiram vários bairros residenciais e estabelecimentos comercias, por exemplo o bairro do Vinhais.

Os outros dois eixos importantes são os formados pela avenida dos Guajajaras ligando a zona sul às zonas oeste e norte, e a estrada de Ribamar, que liga o centro da ilha aos bairros da região norte e às sedes dos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. "

BURNETT, F. L. Da cidade unitária à metrópole fragmentada: crítica à constituição da
São Luís moderna In LIMA, A. J. Cidades Brasileiras: Atores, Processos e Gestão
Pública. Belo Horizonte: Autentica, 2007, p. 173-197.