História - O melhor do bairro de Vila Margarida, São Vicente, SP

VILA MARGARIDA

     O Sítio dos Barreiros, de propriedade da família Bento Antônio dos Santos, foi objeto de ação divisória intimada no ano de 1917, dando início a ações que mais tarde, fariam com que parte desta terra fosse loteada, dando origem ao bairro da Vila Margarida, em São Vicente.

     Após a consumação da divisão do sítio dos Barreiros, e concretizadas as partilhas, ambas processadas perante o cartório do segundo ofício em São Vicente, o Sr. Lúcio Martins Rodrigues, adiquiriu várias partes desta propriedade, que anos mais tarde, viriam a transformar-se num loteamento, aprovado em 14 de Janeiro de 1954, e expedido alvará em 20 de Janeiro do mesmo ano.

     O populoso e movimentado bairro vicentino, assim nasceu, recebendo a denominação de Vila Margarida, em homenagem a primeira esposa do Sr. Lúcio Martins Rodrigues, Sra. Margarida Pinho Rodrigues.

     As divisas da Vila, iniciam-se nos caminhos dos barreiros no ponto em que uma reta 59º SW passa no antigo Km 9900 da estrada de ferro Sorocabana, dividindo com terras de sucessores de S.Paulo Land, atingindo o canal de São Vicente, seguindo pela beira deste, até a foz do rio d"Avó, subindo por este até as cabeceiras, dividindo com terras dos herdeiros de Álvaro Macedo Guimarães, até atingir o caminho dos Barreiros, seguindo por este, até o ponto de partida. A Vila Margarida progrediu lentamente. No ano de 1957, o bairro possuía apenas um açougue, de propriedade do Sr. Manoel dos Santos, situada na Avenida Mascarenhas de Moraes, principal avenida do bairro.

     Nesta época, existia um chafariz, onde os moradores iam buscar água para o seu consumo, transportando-a em latas e baldes, pois não havia ainda um sistema de ligação, que permitisse o abastecimento a todo o bairro.

     A Avenida Mascarenhas de Moraes, foi pavimentada no ano de 1972, durante a gestão do então Prefeito Municipal, Profº Jonas Rodrigues, dando um novo impulso ao bairro.

     As obras de infra-estrutura realizadas, levaram grande progresso para a Vila Margarida, multiplicando dezenas de vezes o valor de diverso trechos, principalmente após a construção da rodovia dos Imigrantes, da inauguração da Ponte Esmeraldo Tarquínio, sobre o Mar Pequeno, e recentemente, o viaduto Mario Covas, tornando o bairro de fácil acesso, facilitando a vida de seus moradores, motivando a abertura de estabelecimentos comerciais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.