História - O melhor do bairro de Sudoeste-Octogonal, Sudoeste-Octogonal, DF

HISTÓRIA DA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO SUDOESTE-OCTOGONAL


Em 06 de maio de 2003 pela Lei No 3.153 foi criada a Região Administrativa XXII – Sudoeste/Octogonal, por desmembramento da área da RA XI Cruzeiro. De formação essencialmente urbana, a RA contém além das áreas residenciais e setores comerciais, as quadras mistas, o Hospital das Forças Armadas e o Instituto Nacional de Meteorologia – INEMET.

As Áreas Octogonais foram criadas pelo Decreto nº 2.705 de 12 de setembro de 1974. Em 19 de dezembro de 1988, o Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente – CAUMA, na 210ª Reunião Ordinária, aprovou o Projeto de Urbanismo – URB 147/88 com a denominação do Setor de Habitações Coletivas Sudoeste, homologado pelo Decreto 11.433 de 30 de janeiro de 1989, na 211ª Reunião Ordinária aprovou os parâmetros de referência, para as Superquadras do Setor de Habitações Coletivas Sudoeste, constantes do memorial descritivo – MDE 01/89, homologado pelo Dec. 11.442 de 03 de fevereiro de 1989.

A RA XXII está inserida na área tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade.

 SUDOESTE

Criado em 10 de julho de 1989, como parte integrante do Projeto “Brasília Revisitada”, do urbanista Lúcio Costa, o bairro foi projetado para dar moradia de qualidade a mais de 50 mil habitantes, em uma área de aproximadamente 5,6 milhões de metros quadrados. A região está situada próxima ao Parque da Cidade e dispõe de ampla e diversificada atividade comercial – supermercados, gastronomia, saúde, moda, estética, entre outros, instalados em 37 blocos de comércio, além de instituições de ensino e sociais. Nas quadras residenciais contamos com vários espaços públicos destinados ao lazer e entretenimento, bem equipados e conservados, dispondo de áreas de esporte como quadras poli esportivas, de areia e playground. São cerca de 435 modernos edifícios, proporcionando alto padrão de vida aos seus habitantes.

OCTOGONAL

O Setor de Habitações Coletivas – Áreas Octogonais Sul teve seu primeiro fato histórico em 12/09/1974, quando o então Governador em exercício editou o Decreto nº 2.705, que tratava da aprovação da planta do mais novo setor destinado a receber a grande quantidade de famílias que vinham se mudando para a Capital. Já no início da década de 80 começaram as primeiras inaugurações. São 8 quadras compostas por famílias de classe média bem representadas por associações locais. Possui atualmente todos os bens, meios e serviços indispensáveis aos moradores. Há centros de atividades diversas, administrações de quadra, bancas de jornal e revista, parques infantis e áreas de lazer, formando um conjunto de alto padrão.

HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS

Criado pelo Decreto 1.310, de 08 de agosto de 1962, realizou sua inauguração em 27 de março de 1972, sendo o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Possui 03 Departamentos, a saber: de Administração de Medicina, englobando a responsabilidade dos atendimentos e emergências em geral e o de Ensino e Pesquisa, responsável por coordenar as atividades científicas do hospital, treinamento e aperfeiçoamento do pessoal de nível superior e médio, além de atuar nas áreas de intercâmbio cultural e científico, realizando pesquisas clínicas e experimentais, manutenção e credenciamento dos programas de residência médica.

Com capacidade para 400 pacientes, é dotado de amplos recursos médicos-assistenciais na área de ambulatório, internação, emergência, pronto-socorro, odontologia e várias especialidades clínicas.

O complexo também possui duas áreas residenciais denominadas Setor Residencial I, composto por quatro Edifícios ocupados por funcionários do próprio hospital e o Setor Residencial II, composto por 10 Edifícios, em parte ocupado por famílias funcionárias do HFA. Localiza-se na Estrada do Contorno do Bosque.

 

Fonte: ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO SUDOESTE