História - O melhor do bairro de Teresópolis, Teresópolis, RJ

História

A cidade de Teresópolis está localizada na região serrana fluminense em um dos pontos mais altos da Serra dos Órgãos, a 910 metros de altitude. Rodeada por montanhas, vales, rios, cascatas, lindas paisagens e, uma fauna e flora exuberantes, composta por espécies nativas da Mata Atlântica. Seu nome é uma homenagem à Teresa Cristina, esposa do Imperador D. Pedro II. A família imperial encantada com as belezas naturais e o clima de Teresópolis fazia frequentes visitas a cidade e costumava passar períodos de férias na região.

A cidade abriga a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e também grande parte do Parque Estadual dos Três Picos, maior parque estadual do Rio de Janeiro. Suas belas e peculiares formações rochosas como o Dedo de Deus, Pedra do Sino, Agulha do Diabo, Pedra da Tartaruga e Mulher de Pedra, fazem com que Teresópolis seja considerada a capital nacional do montanhismo.

As principais atividades econômicas de Teresópolis são o turismo e a produção agrícola. A cidade possui comércio diversificado e um setor hoteleiro bem desenvolvido. Abriga uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, a Feirarte, no bairro do Alto, onde podem ser encontrados diversos produtos como roupas, acessórios, presentes e uma variedade imensa de artesanato.

Visite a nossa cidade, você também irá se apaixonar por Teresópolis !!!

Principais Pontos Turísticos e Culturais

Mirante do Soberbo

Situado na entrada da cidade de Teresópolis, o Mirante do Soberbo, também conhecido como Mirante da Vista Soberba, proporciona aos visitantes uma vista deslumbrante e inesquecível. Durante o dia podem ser admiradas as montanhas que compõe a Serra dos Órgãos com destaque para o Escalavrado, Dedo de Deus, Verruga do Frade, Pedra do Peixe, Pedra do Elefante e muitas outras formações rochosas. Do Mirante do Soberbo avista-se toda a Baía da Guanabara, suas ilhas e as cidades de Guapimirim, Magé, Rio de janeiro e Niterói. De noite a vista também é maravilhosa.   PPróximo ao mirante encontram-se o Terminal Turístico Tancredo Neves, a Praça Senta a Pua homenagem aos pracinhas brasileiros na II Guerra Mundial e o Monumento a Dona Teresa Cristina, Imperatriz do Brasil. No Terminal Turístico pode-se degustar um saboroso caldo de cana com pastéis, bolinho de aipim, água de coco e outras delícias. 

Mirante do Soberbo
Estrada Rio-Teresópolis - Soberbo

 Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Criado em 1939 pelo presidente Gétulio Vargas, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, com uma área de aproximadamente 20 mil hectares, sendo o terceiro mais antigo parque nacional brasileiro.
O Parnaso abriga uma rica fauna e flora típica da encosta atlântica brasileira e recebe um grande número de visitantes, cuja demanda é facilitada pela proximidade do município do Rio de Janeiro (93 km). O local oferece muitas possibilidades de lazer e várias atrações, como trilhas para caminhada, cachoeiras, áreas de escalada, uma piscina natural, além de dezenas de belíssimos recantos. Os cenários encontrados no Parque Nacional são acidentes naturais do relevo da Serra dos Órgãos.
O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 130 quilômetros de trilhas com todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Horário de Funcionamento: diariamente de 8:00 às 17:00 (é permitida a entrada no parque entre 6:00 e 8:00 e entre 17:00 e 22:00 para montanhistas com ingresso adquirido antecipadamente nas bilheterias do parque.

As reservas para o Abrigo Quatro na Pedra do Sino podem ser feitas pelo tel.: (21) 2152-1120

Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Av. Rotariana S/Nº - Soberbo
Sede Teresópolis - Tel.: (21) 2152-1100
Sede Guapimirim - Tel.: (21) 3633-1898
Sede Petrópolis - Tel.: (24) 2236-0365
Site: www.icmbio.gov.br/parnaso
E-mail: parnaso@icmbio.gov.br

Feirinha do Alto - Feirarte

Uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, a Feirarte é realizada na Praça Higino da Silveira, desde 1983, reunindo artistas populares e artesãos da cidade e funciona todos os sábados, domingos e feriados. Suas barracas são padronizadas, cobertas com toldos coloridos e circundam toda a praça. Dentre os diversos produtos comercializados na Feirarte destacam-se: artesanatos variados em cerâmica, couro, madeira, palha, prata, tecido etc. bijuterias, blusas de tricô, malha, roupas para bebês, além de conservas, biscoitos, doces, mel e outros produtos comestíveis. Na sua Praça de Alimentação, o visitante encontra uma grande variedade gastronômica: churrasco, comida baiana, grelhados, sanduíches, salgados, pastéis, petiscos e yakissoba.
As opções de lazer são compostas por um trenzinho com personagens infantis, um parquinho com brinquedos variados e cavalos e charretes para passeios.

Feirinha do Alto - Feirarte
Praça Higino da Silveira - Alto
Site: www.feirinhadoalto.com.br

Granja Comary

A Granja Comary é um condomínio residencial criado na propriedade que pertenceu ao empresário Carlos Guinle. Suas maiores atrações são o belíssimo lago artificial emoldurado pela imponência da Serra dos Órgãos e a concentração oficial da Seleção Brasileira de Futebol aonde além da nossa seleção, seleções de outros países e times de todas as partes do mundo vem em busca de tranqüilidade e sossego para realizar sua preparação para suas competições mais importantes. Na entrada do condomínio fica o Clube Comary que é considerado por muitos o melhor clube do estado. Um passeio em volta do lago é programa imperdível em Teresópolis.

Granja Comary
Comary

Matriz de Santo Antônio de Paquequer

A Igreja Matriz de Santo Antônio de Paquequer está ligada intimamente à história de Teresópolis. A construção foi iniciada em 1880 e finalizada em novembro de 1933. Localizada em uma das principais avenidas de Teresópolis, a igreja é circundada por um muro de pedra e granito e em sua volta convivem árvores de grande e médio porte. Em seu entorno existe um pólo comercial e de serviços.

Matriz de Santo Antônio de Paquequer
Av. Oliveira Botelho, Alto

Casa de Cultura Adolpho Bloch

Construída em 1985 a Casa de Cultura, tem sua fachada formada por painéis de vidro o que possibilita uma integração com o ambiente da praça e, principalmente, uma bela visão da Serra dos Órgãos. Formada por um auditório com capacidade para 140 pessoas, salas de aula para artes plásticas, dança, música, teatro e, também, espaços para a realização de exposição de quadros, esculturas e peças de artesanato. Localiza-se em uma praça arborizada, com bancos, playground, mesas de jogos e ping-pong e um teatro de arena. Ao seu redor estão a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o Convento dos Capuchinhos.

Casa de Cultura Adolpho Bloch
Praça Juscelino Kubitscheck, S/Nº - Araras

Prefeitura Municipal de Teresópolis - Palácio Teresa Cristina

Sua construção foi Iniciada na década de 20 e somente foi concluída em 1958. Com arquitetura em estilo colonial é um dos mais bonitos prédios da cidade. Localizado na principal avenida da cidade é a sede da administração municipal. Já foi sede do Fórum, Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Cartório Eleitoral e de diversas outras repartições públicas, sendo palco de inúmeros movimentos políticos, culturais, artísticos e cívicos. O Paço Municipal foi reformado recentemente passando a contar com o Teatro Municipal de Teresópolis, com a capacidade para até 152 pessoas. O pátio externo é utilizado frequentemente para eventos culturais e artísticos, como festas, feiras, exposições e shows.

Prefeitura Municipal de Teresópolis - Palácio Teresa Cristina
Av. Feliciano Sodré, 675 - Várzea
Site: www.teresopolis.rj.gov.br

 Museu Municipal do Esporte

Localizado no Ginásio Poliesportivo do município e inaugurado em 2003, o Museu Municipal do Esporte conta com modernos painéis fotográficos eternizando os feitos dos atletas que fazem parte da história do esporte de Teresópolis e representaram a cidade em competições nacionais  e internacionais. Tais como o alpinista Mozart Catão, o campeão europeu de vale-tudo Adilson Bittas e o tricampeão sul-americano de kickboxing Fernando Pelaez. Entre as muitas atrações do seu acervo, estão medalhas, troféus, equipamentos e material de diferentes esportes utilizados nas competições.

Museu Municipal do Esporte
Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara
Rua Tenente Luiz Meireles 211- Várzea

Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira

Inaugurada em outubro de 2004, a Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira foi uma justa homenagem ao jovem alpinista teresopolitano falecido em 1998, numa escalada ao sul do Monte Aconcágua, juntamente com Mozart Catão o primeiro alpinista brasileiro a subir o Monte Everest.
Com projeto elaborado pelos técnicos da Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ). A pista conta com obstáculos em quartes, funboxes, rampas retas, caixotes, corrimões, double set, minirrampa e outros obstáculos próprios para a prática de skate e patins e é considerada pelos especialistas uma das cinco melhores do Brasil. No local existe também uma quadra para hóquei sobre patins esporte que já foi muito tradicional em nossa cidade.

Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira
Rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, S/Nº - Várzea

Colina dos Mirantes

Localizada no alto de uma colina no bairro da Fazendinha, do seu mirante o visitante com certeza ficará deslumbrado com uma visão panorâmica privilegiada de toda a cidade de Teresópolis emoldurada pelas montanhas da Serra dos Órgãos.

Colina dos Mirantes
Alameda Nilo Tavares - Fazendinha

Matriz de Santa Tereza

A Matriz de Santa Teresa, construída em estilo gótico, possui belos vitrais de origem tcheca e sua construção foi iniciada em 1927 sob a direção do Cônego Bento Humberto Guilherme Maussen, depois da demolição da antiga capela da várzea que estava em péssimo estado de conservação e não comportava mais o seu elevado número de fiéis. Em 1939, com o falecimento do Cônego, seu corpo foi sepultado na igreja, atrás do altar-mor, sob uma lápide de mármore branco. O local passou por diversas modificações, sendo a última em 1955, preservada até hoje. A Praça Baltazar da Silveira foi um dos núcleos principais do desenvolvimento de Teresópolis, local de onde se irradiaram manifestações políticas, culturais e sociais do município.

Matriz de Santa Tereza
Praça Baltazar da Silveira - Várzea

Casa da Memória Arthur Dalmaso

Com uma arquitetura que mistura os estilos neoclássico, normando e art-nouveau, o casarão foi construído na década de 20, pelo prefeito José Lino de Oliveira Leite, em homenagem à sua esposa Cecília. Em 1925, com a morte da companheira, José Lino vendeu o imóvel, que teve diversos proprietários. No local funcionaram uma escola, o Ginásio Teresópolis, um hotel e também uma empresa de manutenção de aparelhos eletrônicos. Em 1987, a propriedade foi desapropriada pela Prefeitura de Teresópolis e, posteriormente, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac, tornando-se sede da Biblioteca Municipal.

Atualmente, abriga a sede administrativa da Secretaria de Cultura, o Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, e uma biblioteca específica para pesquisa da história de Teresópolis. Abriga ainda exposições de imagens, objetos e documentos ligados ao passado do município.

Casa da Memória Arthur Dalmaso
Praça Baltasar da Silveira, 91 - Várzea

Palacete Granado (SESC)

O Palacete Granado, em estilo francês, foi construído em pedra, tijolos e cal, inicialmente, para ser a moradia do Comendador José Antônio Coxito Granado, imigrante português, que fundou e dirigiu, no Rio de Janeiro, a “Drogaria Granado” e apaixonou-se por Teresópolis no início do século. A imensa área era uma chácara modelo, desenvolvendo a floricultura, pomicultura e, especialmente, vinhedos e plantas medicinais. Com a morte do comendador, em 1935, funcionou no Palacete, entre 1940 e 1976, o Colégio Teresa Cristina.
Atualmente e a de sede cultural do SESC de Teresópolis, com biblioteca, espaço para artes plásticas, oficina de artes com aulas de pintura, desenho e artesanato, entre outros. Atrás do prédio funciona uma moderna pousada, construída recentemente, com piscina e quadra de esportes, além de um teatro muito bem aparelhado com capacidade para 200 pessoas sentadas.

Palacete Granado (SESC)
Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea
Tel.: (21) 2743-6959 | 2743-6939
Site: www.sescrio.org.br

Reservas para o Hotel em Teresópolis
segunda a sexta das 9:00 às 18:00
Tel.: (21) 2743-6938

Cascata do Imbuí

A cascata tem aproximadamente 20 metros de altura, onde as águas, com forte intensidade, se precipitam em corredeiras. Com um grande platô rochoso, em que se destacam pequenas piscinas naturais, formadas pelos do Rio Paquequer. A Cascata do Imbuí é de grande importância histórica, citada até em trechos de “O Guarani”, obra de José de Alencar. Seu volume é mais intenso durante o verão alterando-se de acordo com a precipitação das chuvas. O local é muito úmido e a paisagem circundante é formada por mata fechada com árvores de médio e grande porte. Sua trilha de acesso é florida, com destaque para as hortênsias. Recentemente foi construído um parapeito no local, com corrimão em toda a extensão da cascata, possibilitando aos visitantes ótimos ângulos para tira fotos.

Cascata do Imbuí
Estrada Henrique F. Claussen - Posse

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por município, no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi criado pela Prefeitura no dia 6 de julho de 2009. Ocupa uma área de 4.397 hectares e abrange parte dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande, na cidade, Santa Rita e Ponte Nova, no interior.  Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para as Pedras da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes. O Parque está dividido em três núcleos distintos.
 
Com acesso pelo bairro Salaco, o Núcleo da Pedra da Tartaruga possui trilhas sinalizadas, área para a prática de montanhismo e de acampamento. Os visitantes  podem apreciar o fantástico visual, que abrange o centro urbano de Teresópolis, a Serra dos Órgãos e boa parte da topografia do interior do município.
 
O Núcleo Santa Rita, no 2º Distrito, conta com área para atividades de educação ambiental e trilha. O acesso se dá pela Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia), na altura do km 74, em frente à Estação de Tratamento de Água da Cedae; entra-se na Estrada de Santa Rita e segue por cerca de 8 quilômetros até a sede administrativa.
 
Já o Núcleo Ponte Nova não é aberto à visitação. É a área mais preservada do parque, com remanescentes florestais em estágio avançado de preservação, com pouca ação antrópica e atividade econômica no entorno onde predomina a agricultura orgânica.
 
Com entrada franca, a visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8:00 às 17:00, e no Núcleo Santa Rita, de 9:00 às 16:00. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br.

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Tel.: (21) 2741-2234

 Quebra Frascos

Considerado um dos bairros mais nobres e elegantes de Teresópolis, visitado, segundo alguns historiadores, até pela Família Imperial. Existem duas hipóteses para o seu curioso nome: a primeira é que o vale conhecido pelo seu excelente clima, próprio para pessoas doentes, principalmente portadores de tuberculose e que precisavam de um ar puríssimo e de água de excelente qualidade. Recebia muitos visitantes que depois de alguns dias, sentiam-se tão bem, que acabavam quebrando os frascos de remédios que traziam para tratamento de saúde. A segunda versão conta que os ingleses, que subiam a serra a convite de George March, levavam sempre garrafas de whisky em suas caminhadas e piqueniques. Os mais atabalhoados acabavam tropeçando nas pedras e quebravam os frascos quando caíam.
No bairro estão situadas propriedades como o Hotel Pinheiros, o Orquidário Aranda e as casas para retiro Sítio Assunção e o Seio de Abrahão.

 Quebra Frascos

 

Arabotanica

A Arabotanica está localizada no bairro do Quebra Fracos. Com mais de 25 anos no mercado, a Arabotanica vem com uma nova proposta. Além de orquídeas campeãs nas exposições de referência no Brasil, dispõe para o público uma grande variedade de plantas ornamentais. Tem também o Passeio das Flores, que é uma caminhada ecológica de 350 metros pela mata atlântica; o Pavilhão de Exposições com mostra das orquídeas premiadas, com plantas ornamentais de toda parte do mundo, ambientadas com um paisagismo ímpar, criado por Roberto Agnes, somado ao mobiliário sustentável, de madeira de demolição, assinado pelo designer Felicio Jordane. 

Arabotanica
Estrada Francisco Smolka, 601 - Quebra Frascos 
Atendimento: diariamente de 09:00 às 16:00 
Tel.: (21) 3641-2985 
Site: www.arabotanica.com.br

 Circuito Tere-FRI

A estrada RJ-130 que interliga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo e atulamente denominada Circuito Tere-Fri. São 68 quilômetros de lugares encantadores e aconchegantes circundados por áreas remanescentes de Mata Atlântica. O Circuito Turístico Tere-Fri oferece diversos atrativos para os visitantes, além de charmosos hotéis e pousadas. Uma das principais atrações do circuito, a Cachoeira dos Frades, com seus dez metros de queda, é ideal para banhos, formando várias piscinas naturais de águas transparentes. Nela encontra-se também a Mulher de Pedra, belíssima formação rochosa com 2.400 metros de altitude que desenha nas montanhas a silhueta de uma mulher deitada. Em todo o percurso da estrada, o clima convida a passeios a cavalo e caminhadas em meio a belas paisagens, cercadas de muito verde e riachos de águas cristalinas. Já os adeptos de escaladas encontram no Circuito Tere-Fri algumas das vias mais altas do país, como no conjunto do Parque Estadual dos Três Picos, localizado em Salinas.

Circuito Tere-FRI
Estrada Teresópolis-Friburgo

Capril Genève

Construído em 1995 com inspiração na arquitetura suíça, o Capril Genève tem um rebanho de 250 animais, sendo 70% da raça Saanen e 30% da raça Parda Alpina. A ordenha é mecânica, feita duas vezes por dia, e grande parte da alimentação dos animais é produzida na própria fazenda. O Capril Genevé recebe visitantes que são acompanhados por um guia que mostra todas as etapas de fabricação do queijo e também detalhes da criação dos animais.

Capril Genève
Estrada Teresópolis-Friburgo, KM 16
Tel.: (21) 3643-6391 | 3643-6394
Site: www.fazendageneve.com.br

Sobrado Jose Francisco Lippi

O Sobrado que tem arquitetura do século XIX foi sede de uma antiga fazenda e abriga acervo iconográfico e documentação histórica sobre a origem da localidade de Venda Nova, no 3º distrito de Teresópolis. No espaço também são comercializadas peças de artesanato e plantas ornamentais.

Sobrado Jose Francisco Lippi
Estrada Teresópolis-Friburgo, KM 15 - Venda Nova 
Funcionamento: quinta a domingo das 10:00 às 17:00
Tel.: (21) 2644-7076

 Parque Estadual dos Três Picos

O Parque Estadual dos Três Picos está localizado entre os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Silva Jardim e é o maior do estado do Rio de Janeiro, com uma extensão de 46.350 hectares. Seu nome deve-se a um conjunto formado por três montanhas fundidas entre si que se elevam até uma altitude de 2.316 metros. O mais alto chamado de Pico Maior de Friburgo é o ponto culminante da Serra do Mar. O parque preserva o cinturão central de Mata Atlântica do Estado.

O Parque Estadual dos Três Picos forma um longo contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica do Paraíso, em Guapimirim e, com a sua criação, ficaram garantidos os mananciais que abastecem todas as cidades vizinhas. Em suas densas matas existe a maior variedade de espécies animais e vegetais em uma única área fazendo com que tenha os mais elevados índices de biodiversidade de todo o Estado. Muitas espécies altamente ameaçadas, especialmente grandes mamíferos como o porco do mato, a lontra e a jaguatirica ou aves como o gavião-pega-macaco, encontram refúgio no Parque Estadual dos Três Picos que encerra muitas trilhas, opções de montanhismo e cachoeiras de inigualável beleza.

Parque Estadual dos Três Picos
Estrada do Jacarandá, S/N - Meudon 
Funcionamento: diariamente das 08:00 às 17:00
Tel.: (21) 2649-6847
Site:
www.inea.rj.gov.br