História - O melhor do bairro de Centro, Ubatuba, SP

HISTÓRIA DE UBATUBA

A Cidade de Ubatuba é um município do estado de São Paulo e está localizada no Litoral Norte em uma posição geográfica privilegiada, entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

80% de seu município está situado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar e do Parque da Bocaina.

Atualmente, a população estimada é de cerca de 80.000 habitantes.

Ubatuba foi fundada em 28 de outubro de 1638 e sua história é contada através de lendas do povo Tupinambá, que acabam levando às pessoas a conhecerem a cidade de uma forma fascinante.

A origem do nome pode ser conhecida por duas formas- a Etmológica e a Folclórica.

De acordo com a etmológica, a palavra UBA significa cana silvestre, planta nativa da região e TUBA - abundância de plantas, sítio, pomar. Portanto UBATUBA etmologicamente significa sítio, pomar de UBAS.

Já na Folclórica, a palavra Ubatuba que vem dos indígenas, significa muitas canoas.

Nas lutas contra os portugueses, a cidade ficou marcada para ponto de reunião, e como a maioria das pessoas iam em canoas, acabou chamando a atenção dos íncolas da aldeia de Iperoig, resultando a exclamação “ubá-tubá”.

 O município de Ubatuba possui um grande número de recursos naturais. O mar e a Mata Atlântica se encontram de forma dramática e exuberante. O solo é fértil e a pesca, farta.

Ubatuba tem no turismo sua principal fonte de renda. É uma das mais belas regiões do Estado de São Paulo, com mais de 80 praias, muitas das quais em estado original de conservação, sendo necessário preservar, resgatar e contribuir para um desenvolvimento equilibrado e não agressivo da região.

Ubatuba conta também com lindíssimas ilhas, cachoeiras, trilhas e excelentes hotéis, pousadas, quiosques e restaurantes.

Ao mesmo tempo em que é um local de população caiçara, com características únicas da cultura brasileira, tem um fluxo muito grande de turistas de média e alta renda que necessitam de serviços de qualidade e procuram conhecer o artesanato e a cultura locais.
Ubatuba tem uma grande parte de sua população envolvida com a pesca e o artesanato. Estas atividades são responsáveis pela subsistência de quase dois terços da população.