História - O melhor do bairro de Vila Carrão, São Paulo, SP

História de Vila Carrão

Carrão é um distrito da zona leste da cidade brasileira de São Paulo.

O nome do distrito foi uma homenagem a João da Silva Carrão, o "Conselheiro" Carrão, ex-presidente da Província de São Paulo.

Uma das maiores igrejas da região, próxima à divisa com a Vila Formosa.Originou-se de um antigo sítio à beira de uma trilha por onde iam e vinham os gentios da aldeia de Piratininga à de Biacica ou Imbiacica (hoje o distrito de Itaim Paulista, Vila Curuçá e parte leste de Jardim Helena), trilha essa engrossada pelos bandeirantes em busca de ouro e índios para escravizar.

Essas terras de acordo com alguns historiadores faziam parte da indefinida Sesmaria de João Ramalho, que ao longo dos anos passou pelas mãos de muitos proprietários e recebeu nomes como Tucuri, Bom Retiro e Chácara Carrão, aos poucos do vasto sítio Tucuri, Bom Retiro ou Chácara Carrão surgiram os bairros: Vila Carrão, Vila Nova Manchester, Vila Santa Isabel e Jardim Têxtil, e o cenário agrícola foi dando lugar ao progresso.

A área do distrito, originalmente, fazia parte do distrito do Tatuapé como também os atuais distritos do Aricanduva e Vila Formosa, que foram se emancipando gradualmente por decretos da prefeitura. Os atuais limites do distrito foram estabelecidos em 1990 pela prefeita Luíza Erundina. Curiosamente, isso fez que o distrito de Carrão perdesse a estação de metrô, já que com essa nova divisão, a estação supracitada ficou a poucos metros da divisa com o distrito de Carrão, em território do Tatuapé, de acordo com os mapas oficiais da Prefeitura de São Paulo.[1]


[editar] Atualidade
Hoje, além de forte e diversificado comércio, encontram-se no distrito de Carrão diversos dos empreendimentos imobiliários da Zona Leste. No bairro de Vila Carrão, em especial, várias modificações vêm ocorrendo, com a construção de vários prédios residenciais de classe média e média alta e inúmeras construções de comércio.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carr%C3%A3o