Alterar Região
Categorias

História - O melhor do bairro de Vila Formosa, São Paulo, SP

HISTÓRICO

A origem do bairro remonta ao século XVII.

 

Vila Formosa


Sabe-se que em meados do século XVII, Brás Cubas possuía terras, uma chácara, que de vez em quando visitava, tal chácara situava-se em terras dos atuais bairros do Pari ou Tatuapé. A área hoje pertencente à V. Formosa, desde meados do século XIX, era ocupada por chacareiros e sitiantes. As notícias que se tem dessa época, afirmam que em 1.885, aproximadamente, esta área pertencia à família dos "Casa Grande", conhecida como Sítio Casa Grande.


Em 1.911 passou a pertencer aos irmãos Jacob, de modo que uma parte de Vila Carrão, onde se localiza a atual Av. Guilherme Giorgi e a Vila Mafra, pertenciam à Rafael Jacob, o antigo Sítio Salles. A zona do atual Jardim Vila Formosa e parte do cemitério, eram da Companhia Melhoramento do Brás.
Efetivamente, o bairro teve seu desenvolvimento iniciado em 1.933. A denominação "Formosa" foi escolhida pelos donos das terras, relembrando a antiga denominação da atual cidade de Ilhabela, que se chamava Formosa.
O bairro de Vila Formosa fica situado a cerca de 9,5 quilômetros, em linha reta, do marco zero do centro da cidade, conta com pouco mais de 40 anos de história.


Data de aniversário: domingo de outubro